cooperação. diálogo. intercâmbio. São essas as principais razões que reuniram o coletivo e são também as palavras que mais me moviam enquanto viajava pela África trabalhando com organizações sociais.
Hoje os países do hemisfério sul têm mais dois instrumentos que promovem essa cooperação: um portal que incentiva a troca de conhecimento e experência sobre políticas de bem-estar social e um documentário que compartilha experiências brasileiras de sucesso na área de políticas sociais, ambos criados pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI), órgão do PNUD em parceria com o Governo Brasileiro.
O portal reúne informaçõessobre programas de bem-estar social de 94 países — de Brasil a Madagascar, de Índia a Zimbábue, de África do Sul a Timor Leste - e agrupa mais de 150 trabalhos na área. O usuário é participante ativo do site e, mediante cadastro, pode participar de fóruns, enviar artigos e sugerir eventos e notícias.
O documentário “Uma jornada pela Proteção Social no Brasil” , que foi lançado hoje em Brasília, reúne depoimentos de especialistas, representantes do governo e sete famílias de beneficiários dos programas estatais falando sobre o desafio ético de erradicar a misério no país. Ele será divulgado entre as lideranças de todas as nações, fortalecendo a colaboração com o continente. Abaixo o trailer.